Se, assim como nós, você é um apaixonado por literatura e cultura italiana, não deixe de ler este artigo até o final para conferir o que destacamos.
O Príncipe – Nicolau Maquiavel
Uma das obras mais conhecidas do autor. Apesar de ter sido publicada em
1532, essa leitura permanece extremamente atual e debatida até hoje.
Um clássico, responsável por pensamentos e questionamentos como “os fins
justificamos meios” e “é melhor ser amado que temido?” ainda hoje amplamente difundidos em nossa sociedade.
O Nome da Rosa – Umberto Eco
Esse famoso romance, cuja adaptação para as telas do cinema teve enorme sucesso, além de abordar questões filosóficas, presenteia o leitor com uma trama cheia de mistérios e emoções.
Seu autor, além de escritor, era também crítico literário, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo.
A Amiga Genial – Elena Ferrante
O romance em questão é construído sobre o tema da amizade entre duas mulheres, neste caso, em particular, a amizade entre duas meninas, Lenù e Lila, percorrendo grande parte da infância e toda a adolescência dessas personagens. Ambientado no período pós-segunda guerra e nos arredores pobres do elegante e rico centro napolitano, o romance em questão dá um especial valor à ambientação de Nápoles, descrevendo-a em cada uma de suas particularidades.
100 escovadas antes de ir para cama – Melissa Panarello
Mistura de ficção com realidade, a obra provoca seus leitores, levantando grande polêmica.O enredo traz a história de uma jovem de 15 anos que escreve, em seudiário, sobre suas precoces experiências sexuais e que, como forma de autopunição, escova seus cabelos centenas de vezes.
Branca como Leite, Vermelha como Sangue – Alessandro D´avenia
O romance, que ficou muito famoso entre os jovens italianos, conta a história de uma adolescente de 16 anos que demonstra suas emoções através de cores, expressando os sentimentos vividos à flor da pele.
Fonte: Itália No Rio
Comments