top of page
blog2.png

Blog

Cidade no Vêneto tem melhor café espresso da Itália

Rovigo tem o melhor café da Itália. Ranking foi elaborado pelo ‘Instituto Espresso Italiano’




A cidade de Rovigo, na região do Vêneto, tem o melhor café da Itália, de acordo com ranking divulgado pelo “Instituto Espresso Italiano (IEI)”.


Segundo os especialistas, a melhor xícara de café do país pode ser bebida no bar “Baribal”, comandado pelo italiano Nico Bregolin, vencedor do concurso para baristas realizado em Milão, o “Espresso Italiano Champion 2022”.


Com 43 anos, o italiano está à frente do seu restaurante há 19 anos e foi premiado com o título de melhor profissional de expresso e cappuccino.


Na competição, realizada na Piazza Duomo, Bregolin conseguiu calibrar seu equipamento – uma máquina Evo 2 e um moedor de café – preparando quatro expressos e quatro cappuccinos, em apenas 11 minutos.


As xícaras foram analisadas por uma dupla de jurados técnicos e uma bancada de avaliadores sensoriais. A degustação acontecia às cegas, sem que ninguém soubesse a quem pertenciam os cafés sobre a mesa.


Os produtos concorrentes refletiam os parâmetros de qualidade do IEI: para o expresso, uma xícara com cerca de 25 mililitros de café enfeitada com um creme espesso e de textura finíssima, cor de avelã, xarope com aromas intensos e ricos em notas de flores, fruta, chocolate e pão torrado. Já para o cappuccino, um creme igualmente fino e brilhante, com equilíbrio perfeito de aromas de leite e café.


“Depois de três anos de pausa forçada, voltamos com nossa competição entre baristas, nascida para valorizar uma profissão fundamental para a hospitalidade italiana. O expresso e o cappuccino italianos, apesar da globalização, continuam sendo o símbolo do espírito italiano e nossa missão é aumentar a qualidade da xícara e de quem trabalha atrás do balcão todos os dias para obtê-la”, disse o presidente do IEI, Luigi Morello.


Fonte: italianismo

Comments


bottom of page