top of page
blog2.png

Blog

Descobrindo o Sistema de Saúde da Itália: Excelência e Benefícios para os cidadãos.




A Itália é conhecida por sua beleza turística, sua história e gastronomia, mas outro ponto que merece destaque é o sistema de saúde, considerado através de um estudo da revista científica The Lancet, de 2019, um dos melhores do mundo.


Para garantir o acesso à saúde na Itália, existe o Servizio Sanitario Nazionale (SSN), o sistema público de saúde do país. Ele é semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, porém com algumas distinções. As consultas com médicos de família, que são como clínicos gerais, são gratuitas, mas para consultas com especialistas e exames, há a cobrança de uma taxa chamada de ticket sanitário. O valor varia de acordo com a renda familiar.


Apesar disso, o preço não costuma ser muito elevado, e famílias de baixa renda podem ser isentas dessa taxa. Existem ainda casos de isenção direta, como durante a gravidez. O médico de família é o primeiro ponto de contato e será responsável pelo acompanhamento da saúde ao longo da vida.


O acesso ao SSN é feito por meio da tessera sanitaria, um documento essencial para morar na Itália. Este cartão garante acesso ao sistema de saúde italiano. Para obter é necessário ser residente legal no país, independentemente da nacionalidade. Os cidadãos italianos precisam se registrar no Ufficio dell'Anagrafe, enquanto os estrangeiros devem apresentar o permesso di soggiorno, documento de residência.


É fundamental destacar que a saúde é um direito essencial de todos, independentemente de sua situação documental. Negar o acesso à assistência médica ou dificultar os serviços para cidadãos sem documentos é uma ação ilegal e contrária aos princípios fundamentais dos direitos humanos.


Portanto, se você possui cidadania italiana, pode aproveitar os benefícios do sistema de saúde da Itália. Com o acesso ao SSN, você terá a tranquilidade de contar com um dos melhores sistemas de saúde do mundo, garantindo cuidados médicos de qualidade para você e sua família.


Autor: Assessoria Leardini / WMB Marketing



Comentarios


bottom of page