top of page
blog2.png

Blog

Estrangeiros 'salvam' verão do turismo na Itália


Apesar dos resultados positivos no início de 2023 no turismo da Itália, que criaram uma expectativa de recordes para o verão, o setor acabou sofrendo um revés: a demanda interna registrou queda de 5,7%, e a estação acabou sendo salva pelos turistas internacionais, com um aumento de 3,6%.


Ao todo, estimativas apontam que o trimestre estivo de 2023 vai acabar com queda de 1,4% dos pernoites turísticos.


Os dados referentes a junho, julho e agosto foram levantados em uma pesquisa do Centro de Estudos Turísticos da Assoturismo/Confesercenti.


Em valores absolutos, os turistas nas estruturas de hospitalidade chegaram a 50,5 milhões, com 207 milhões de diárias, três milhões a menos em relação ao mesmo período de 2022.


A queda nas localidades costeiras chegou a 3,2%, e nas áreas rurais a demanda caiu 3,1%.


As cidades e centros de arte, por outro lado, registraram alta de 2,7%, enquanto cidades de lagos e montanhas tiveram estabilidade.


Para os estrangeiros, houve aumento expressivo de entradas da França, Holanda, Estados Unidos e Polônia, e aumento leve da República Tcheca, Bélgica, Suíça, Austrália, Canadá, Hungria, Espanha e Reino Unido.


O compasso foi de estabilidade para turistas do Brasil, Alemanha, Escandinávia, Coreia do Sul e Israel. A queda ficou para Índia, Áustria, China e Japão.


"O turismo estivo se manteve mas estamos abaixo das expectativas do início da estação. O principal fator pode ter sido a inflação, que não permitiu a estabilidade de preços e diminuiu a capacidade de compra dos turistas", disse Vittorio Messina, presidente de Assoturismo.


Ele elencou outros fatores: "A trágica inundação na Emilia-Romagna, ondas de calor e incerteza da meteorologia, alta das tarifas aéreas em trechos nacionais, e falta do mercado russo e ucraniano desde o início da guerra".


Fonte: Terra


Se você gostou do conteúdo, confira outras notícias em nosso blog! E caso queira conhecer a Itália mais de perto, entre em contato conosco para te ajudarmos a alcançar o sonho da cidadania italiana.

Yorumlar


bottom of page