top of page
blog2.png

Blog

Itália quer incentivar distribuição de seu cinema no Brasil

A Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas Audiovisuais Multimídias (Anica) da Itália anunciou um novo plano de subsídio para distribuição do novo cinema italiano no Brasil.




A informação foi divulgada pelo italiano Roberto Stabile, responsável pelas relações internacionais da Anica, durante evento promovido pelo Festival de Cinema Italiano em São Paulo.


Na ocasião, Stabile apresentou a "Italian Screen", uma iniciativa promovida pelo Ministério do Exterior Italiano e da Cooperação Internacional, além dos estúdios cinematográficos Cinecittá, para fomentar a distribuição de filmes italianos nas salas de exibições brasileiras.


"Já ouvi de muitos distribuidores brasileiros que eles gostam dos filmes italianos, mas que dão prioridade a lançamentos franceses porque o governo francês lhes dá subsídios para isso", explicou Stabile.


Desta forma, um plano de fomento à distribuição de filmes italianos ou coproduções com a Itália no Brasil cobriria 30% dos custos de lançamento, comunicação e promoção do filme com um teto de 30 mil euros.


A iniciativa, porém, impõe algumas exigências, como o mínimo de seis exibições em salas de cinema durante pelo menos uma semana, por exemplo. Além disso, o pedido precisa ser feito com 90 dias antes da exibição.


"Falando assim, a burocracia do processo pode parecer complicada, mas é muito simples. Cumprindo todas as exigências, o reembolso por parte do Italian Screens chega no prazo de 90 dias", concluiu Stabile, que vê na iniciativa uma excelente oportunidade de troca cultural entre Itália e Brasil.


Segundo o representante da Anica, um país como o Brasil, que possui uma comunidade italiana gigantesca, deveria ter mais acesso ao cinema italiano.


"Não temos mais nomes grandiosos como [o do diretor Federico] Fellini ou [do ator Marcello] Mastroianni, mas a atual produção cinematográfica italiana é riquíssima. Daqui alguns anos, nomes como [os dos diretores] Paolo Sorrentino e Matteo Garrone também serão muito celebrados como grandes do nosso cinema", concluiu Stabile.


Fonte: Terra

Comments


bottom of page