Para muitos, a sexta-feira 13 é considerado de um dia ruim, mas não para os italianos. Enquanto em boa parte do mundo ocidental a data é vista como um presságio de azar, na Itália, esse dia passa despercebido — já a sexta-feira 17, essa, sim, pode gerar preocupação.
Quando a sexta-feira 13 chega, brasileiros pensam duas vezes antes de arriscar em eventos importantes ou até em casamentos. Mas, se você estiver na Itália, pode ficar tranquilo: por lá, o número 13 é, na verdade, considerado um sinal de sorte.
Embora o conceito de “13 azarado” não seja totalmente desconhecido no país — graças à influência de filmes e programas de TV americanos —, a tradição italiana não o vê como algo negativo. Pelo contrário, para os italianos, o número 13 é frequentemente associado a boa sorte.
Porém, o número 17 é o verdadeiro vilão nas superstições italianas. A sexta-feira 17 é o dia que se deve evitar, o equivalente ao temido 13 em outras culturas.
Assim como algumas companhias aéreas evitam a fila 13 nos aviões, você pode notar a ausência do número 17 em aviões, prédios, ruas e até em andares de hotéis na Itália. Mesmo que você não seja supersticioso, vale a pena ficar atento.
A razão para o temor ao número 17 remonta à Roma Antiga. Em algarismos romanos, 17 é escrito como XVII, um anagrama da palavra latina “VIXI”, que significa “vivi”, ou seja, algo no passado, indicando morte e, consequentemente, azar.
Outras superstições comuns na Itália incluem tocar ferro (não madeira) para afastar o azar, nunca brindar com um copo de água e evitar servir vinho com a mão esquerda.
Enquanto o mundo teme a sexta-feira 13, os italianos continuam suas vidas normalmente — até que chegue a sexta-feira 17, claro.
Fonte: Italianismo
Saiba mais curiosidades como essa nas nossas redes sociais.
コメント