top of page
blog2.png

Blog

As Maiores Paixões Esportivas Da Itália

O italiano é apaixonado!

Calcio

O queridinho de todas e todos: o futebol. A Itália possui uma enorme tradição no esporte mais popular do mundo, tanto com seus clubes quanto pela sua seleção. É até difícil saber por onde começar, mas vamos lá.


A Squadra Azzurra joga desde 1910, e dentre as maiores conquistas de seleção do calcio italiano, estão quatro Copas do Mundo – vencidas em 1934, 1938, 1982 e 2006 -, duas Eurocopas – vencidas em 1968 e 2020 -, e um ouro olímpico, em 1936.


Entre os clubes, a tradição italiana é muito forte também. O Campeonato Italiano existe desde 1898, mas sob outros formatos. A Serie A existe no formato atual de pontos corridos e é conhecida assim desde 1929. Ao todo, 16 clubes venceram a primeira divisão – com destaque para Juventus (36 títulos), Internazionale (19 titulos) e Milan (18 títulos) – os maiores campeões.


A nível continental e internacional, o Milan é o mais bem-sucedido clube italiano, sendo o segundo maior campeão da UEFA Champions League – 7 vezes – contendo ao todo 18 troféus internacionais. A Juve possui 11 troféus internacionais – destacadas 3 taças da Copa da UEFA (hoje Europa League) e 2 Champions League. Já a Inter tem 9 taças internacionais, com destaque para suas 3 Champions League e 3 Copas da UEFA.


Sport motoristici

É impossível falar de paixão esportiva italiana sem mencionar os esportes a motor. A Itália é uma das maiores referências do esporte tanto sob duas quanto sob quatro rodas. É uma tradição tão vasta que torna o Belpaese quase um local sagrado para o maior aficionado por automobilismo.


Nas duas rodas, a Itália é a maior vencedora da história entre os pilotos da MotoGP – somando todas as suas categorias. Nomes como Giacomo Agostini – 15 vezes campeão mundial – e Valentino Rossi – 9 vezes campeão mundial – são celebrados como alguns dos maiores nomes já vistos na pista. Fábricas como Ducati, MV Agusta e Aprilia, por exemplo, marcaram a história do esporte nas duas rodas.


Já no automobilismo sob quatro rodas, é claro que a Ferrari é o maior amor do italiano. A multicampeã na Fórmula 1 e nas 24 Horas de Le Mans carrega sempre uma multidão de tifosi para os circuitos. Sem falar nos templos tanto para carros quanto para motos, como: Monza, Mugello, Imola e Misano.


Entre os pilotos italianos mais famosos nas quatro rodas, estão Alberto Ascari (bicampeão da Fórmula 1 em 1952-53), Nino Farina (primeiro campeão da F1 em 1950), Michele Alboreto (vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1997), Elio de Angelis, Lorenzo Bandini (venceu em Le Mans em 1963), Andrea de Cesaris, Giancarlo Fisichella, Riccardo Patrese e Emanuele Pirro (5 vezes vencedor de Le Mans).


Tennis

Um dos esportes mais tradicionais na Europa capta muito a atenção do italiano. Falo do tênis. O esporte que conta com lendas como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal, tem uma tradição mais modesta de tenistas italianos, mas ainda é uma turma vitoriosa.


A Itália já venceu alguns dos maiores torneios do tênis mundial. O primeiro paesano campeão de Grand Slam na era aberta foi Adriano Panatta, em 1976, no torneio de Roland Garros. Um dos principais tenistas homens da Itália nos últimos anos, Fabio Fognini, venceu o Australian Open em duplas, em 2015, junto de Simone Bolelli.


Porém, quem fez história foi uma dupla feminina. Sara Errani e Roberta Vinci venceram 5 Grand Slams em 8 finais entre 2012 e 2014. As duas italianas venceram duas vezes o Australian Open (2013 e 2014) e uma vez em Wimbledon (2014), Roland Garros (2012) e US Open (2012).


Atualmente, entre os homens, a Itália tem nove tenistas entre os 100 primeiros do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), destaque para Mattia Berrettini, o número 7 do mundo em 04 de outubro de 2021. Entre as mulheres, apenas três tenistas italianas figuram entre as 100 melhores do mundo, sendo Camila Giorgi a melhor ranqueada – número 38.


Pallacanestro

O esporte da bola laranja, o basquete, é outra das paixões italianas. A Itália possui uma liga com bastante tradição, a Serie A. O grande time é o Olimpia Milano – campeão 28 vezes da liga nacional. Virtus Bologna e Varese são outros dos principais times da história do basquete italiano. Os três times citados são campeões da EuroLeague – maior competição de basquete fora da NBA.


No âmbito da seleção italiana, a equipe azzurra tem uma história bastante longa. Venceu o campeonato europeu de seleções em duas oportunidades – 1983 e 1999 – e foi medalhista de prata dos Jogos Olímpicos em duas oportunidades – 1980 e 2004. No Mundial, a Itália foi quarto lugar em duas edições – 1970 e 1978.


O nome de destaque da Itália no pallacanestro, em se tratando de NBA, é Danilo Gallinari (Atlanta Hawks). Nicolò Melli (ex-New Orleans Pelicans e Dallas Mavericks) e Nico Mannion (ex-Golden State Warriors) foram aparições mais recentes na principal liga do mundo.


Mas, na história, se destacam Antonello Riva (maior cestinha da história do país), Dino Meneghin (considerado o melhor jogador italiano da história) e Marco Belinelli (o primeiro italiano campeão da NBA – em 2014, com o San Antonio Spurs).


Pallavolo

Um dos esportes de maior tradição vitoriosa da Itália, o vôlei, não poderia faltar nesta lista. A seleção nacional da Itália é uma das mais vencedoras equipes do voleibol mundial, sendo que foi a maior campeã da Liga Mundial por muitos anos – tem 8 títulos -, até ser superada pelo Brasil.


A Itália venceu 3 Campeonatos Mundiais entre os homens e 1 vez entre as mulheres. A nível continental, a equipe italiana conquistou 7 títulos europeus com os homens e 3 com as mulheres. Em termos de Jogos Olímpicos, a Itália só conquistou medalhas no masculino – foram 3 pratas e 3 bronzes.


O voleibol italiano também se destaca muito entre os clubes. A liga italiana – a SuperLega – atrai muitos grandes atletas do mundo todo. Alguns times, inclusive, são bastante tradicionais no cenário europeu, como o Modena e o Treviso.


Entre alguns nomes de grande destaque no voleibol italiano estão Andrea Giani – considerado um dos grandes jogadores da história do esporte -, Luigi Mastrangelo – multicampeão com a seleção -, Francesca Piccinini e Paola Egonu – grandes destaques da seleção feminina italiana nos últimos anos.


Gostou das paixões esportivas italianas?


Un saluto e alla prossima!


Fonte: Italiano Fácil / Prof. Ronaldo Siliveri

Comments


bottom of page