top of page
blog2.png

Blog

Assessoria Leardini e Noemi Dias são entrevistadas por Agência O Globo!

Advogadas relatam aumento na procura de Cidadania Italiana

Segundo indicativos do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE (União Europeia), 729 mil pessoas adquiriram a cidadania em um Estado-membro da UE em 2020, o que corresponde a uma alta de 3% em comparação ao ano anterior - 24 mil brasileiros. Destes, 41,9% adquiriram a cidadania portuguesa, 19,6% a cidadania italiana, 15% a espanhola e 4,8% a alemã, por naturalização ou reconhecimento.


Paralelamente, a procura por dupla cidadania entre março de 2020 a março de 2021 chegou a aumentar 200% em alguns escritórios e consultorias de São Paulo, conforme informou a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), Gabriela Tiussi, ao R7.


Na visão da Noemi Dias, advogada que atua com pedido de cidadania italiana a mais de 10 (dez) anos, e possui escritório em São Paulo e em Bérgamo na Itália, a movimentação de brasileiros adquirindo cidadania da UE, e especialmente, italiana, ocorre devido à crise econômica que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos.


bottom of page