A dupla cidadania proporciona vantagens para quem pretende viver em diversos países.
A cidadania italiana dá direito a morar em quais países? Essa é uma das dúvidas mais comuns dos descendentes de italiano que pretendem entrar com o processo para obter a dupla cidadania.
Na verdade, a resposta é bem simples: uma das grandes vantagens da cidadania para os ítalo-brasileiros é que ela dá direito a morar em qualquer país da União Europeia.
Sendo assim, o cidadão brasileiro com nacionalidade italiana pode morar, estudar e trabalhar na Itália e também em qualquer um dos outros 27 países da União Europeia:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Bulgária
Chipre
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Irlanda
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Suécia
E tem mais: com a cidadania italiana você tem direito a morar legalmente em qualquer um desses países com os mesmos direitos de um cidadão europeu, como acesso à saúde, educação pública e benefícios como auxílio-desemprego, entre outros.
Estados Unidos e Canadá
Além disso, com a cidadania italiana é possível permanecer nos Estados Unidos e no Canadá por até 90 dias como turista, sem necessidade do visto americano.
Para isso, é necessário possuir o passaporte italiano eletrônico. Basta fazer o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), espécie de autorização prévia de viagem, que consiste no pagamento de uma taxa e preenchimento de um formulário online.
Cidadania italiana na Austrália
Como o passaporte italiano é um dos mais fortes do mundo, a cidadania italiana também permite que você visite a Austrália como turista sem necessidade de um visto.
E tem mais: com a cidadania italiana, é possível obter o visto Working Holyday Visa, que permite que pessoas com idades entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até um ano, com possibilidade de prorrogação.
(Fonte: Italianismo)
Comentários