top of page
blog2.png

Blog

Bressan: confira as curiosidades desse sobrenome italiano

O nome de família surgiu a partir de um patriarca da cidade de Brescia, região da Lombardia

O sobrenome Bressan tem origem em apelidos relacionados a pessoas que moravam na cidade de Brescia, localizada na província de mesmo nome, na região da Lombardia, na Itália.


Portanto, esse é um sobrenome topônimo, ou seja, ele se refere a uma localidade, provavelmente cidade de origem do patriarca que deu início a essa denominação.


Esse nome de família italiano é típico da região do Vêneto, com ocorrências também no norte de Milão e em Turim (Piemonte).


Variantes

Entre as variantes do sobrenome estão Bressa, com famílias espalhadas principalmente pelo norte da Itália, Bressani, variante sobretudo da Lombardia, Bressanin, típico do Vêneto, e Bressanelli, também da região da Lombardia.


Outras variantes são Bressanini, presente em Trento e na Lombardia, Bressano, presente na Ligúria, Bressanutti, com muitas famílias em Udine, e Bressi, típico da Lombardia e do Piemonte, com uma outra linhagem da família na área de Catanzaro.


Popularidade

Na Itália, existem aproximadamente 2192 famílias Bressan, sendo que as regiões com mais ocorrêrncias são o Vêneto (1158), Friuli-Venezia Giulia (342) e Lombardia (279)


Segundo o site italiano Cognomix, Bressan é 20º sobrenome mais popular na região de Friuli-Venezia Giulia, o 5º mais comum na província de Gorizia e o mais popular no município de Gorizia, localizado na província de mesmo nome, na região de Friuli-Venezia Giulia.


O site Forebears aponta que os cinco países que possuem mais famílias Bressan são Itália, Brasil, Argentina, França e Estados Unidos.


Bressan no futebol

Entre as personalidades que levam adiante o sobrenome Bressan ou uma de suas variantes é o jogador de futebol Matheus Simonete Bressanelli, de 29 anos, que joga atualmente no Avaí.


Nascido em 15 de janeiro de 1993 em Caxias do Sul, estado de Santa Catarina, ele é conhecido no meio futebolístico justamente como Bressan.


Ele iniciou a carreira no Juventude, mas seu principal momento foi no Grêmio de Porto Alegre, onde conquistou títulos importantes, como a Copa Libertadores (2017) e a Recopa Sul-Americana (2018).


O atleta tem ainda passagem pela Seleção Brasileira, com sete jogos entre 2011 e 2015. Jogou também pelo Flamengo, em 2015, pelo Peñarol do Uruguai, em 2016 e 2017, e pelo FC Dallas, time dos Estados Unidos (2019-2021).


Fonte: Italianismo

Comentarios


bottom of page