top of page
blog2.png

Blog

Nomes e sobrenomes italianos

Conheça os mais populares

Muitos reconhecem suas raízes na Itália pelo sobrenome. E no Brasil, graças à imigração italiana dos séculos XIX e XX, existem milhares de descendentes que ostentam orgulhosos seus sobrenomes italianos. Mas você já quis descobrir quais são os nomes e sobrenomes italianos mais comuns?


Se você quer conhecer um pouco mais sobre a origem do seu sobrenome, qual o significado e origem, este artigo pode te ajudar.


Quais os nomes e sobrenomes italianos mais populares?

Uma das coisas mais interessantes de viver na Itália é reparar nos nomes das ruas e avenidas. Até mesmo nas cidades pequenas, é comum encontrar vias com o mesmo sobrenome de algum conhecido brasileiro que, muitas vezes, nem sabe da origem da sua família.


Para mim (Leonora), foi muito gratificante descobrir os meus antepassados italianos. Conhecer a história do meu sobrenome, principalmente depois de decidir morar para a Itália e conhecer os costumes de cada região, me fez entender mais sobre as minhas raízes.


No Brasil nós já sabemos quais são os nomes e sobrenomes mais comuns mas, e na Itália? Fizemos uma pesquisa para mostrar para vocês quais são os nomes e sobrenomes italianos mais comuns.


Nomes comuns na Itália

Entre os nomes comuns na Itália, segundo portal Instituto de Estatística da Itália e com base nos últimos dados divulgados em 2020:


Masculinos:


Leonardo;

Francesco;

Alessandro;

Lorenzo;

Mattia;

Tommaso;

Gabriele;

Andrea;

Riccardo;

Edoardo.


Femininos:


Sofia;

Giulia;

Aurora;

Ginevra;

Alice;

Beatrice;

Emma;

Giorgia;

Vittoria;

Matilde.


Sobrenomes italianos mais comuns

A Itália é um país com muitos sobrenomes diferentes. São cerca de 350 mil nomes de família, o que dá ao país o título de maior quantidade de sobrenomes do mundo. Confira a seguir os sobrenomes italianos mais comuns, segundo o portal Cognomix:


Rossi;

Russo;

Ferrari;

Esposito;

Bianchi;

Romano;

Colombo;

Ricci;

Marino;

Greco;

Bruno;

Gallo;

Conti;

De Luca;

Mancini;

Costa;

Giordano;

Rizzo;

Lombardi;

Moretti.


Fonte: Eurodicas


bottom of page